domingo, 8 de julho de 2012

Diet e Light: Qual a diferença?!



Ao começar a dieta muita gente não hesita em encher o carrinho de compras com alimentos lights. Essa preferência está relacionada à ideia de que eles aumentam as chances de perder peso.

É aí que muita gente erra a mão,os "lights" também têm calorias e, quando ingeridos em excesso contribuem tanto quanto a versão tradicional para o ganho de peso.

Diet ou Light?

Esses termos ainda confundem, mas a diferença entre os dois é grande.
DIET é aquele produto que indica em sua embalagem à ausência total de algum nutriente ou ingrediente, podendo ser o açúcar, o sal, a gordura, à lactose, entre outros.
LIGHT é quando você identifica uma redução de pelo menos 25% de nutrientes ou calorias num alimento, em relação ao alimento tradicional.

A escolha do "diet" varia conforme a necessidade de cada pessoa. Produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar. Para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura,etc...

Os alimentos classificados como "light" são aqueles com baixo teor de componentes - sódio, açúcares, gorduras, colesterol ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os diet".

O produto Light faz mal?

Não é que fazem mal. É que muitos produtos lights têm adoçante e essa substância, quando consumida em excesso, pode fazer mal no futuro. Apesar de existirem muitas pesquisas sobre o assunto, os malefícios do adoçante não são comprovados.
Em alguns casos, a escolha do alimento light é a mais saudável para sua alimentação. Exemplo: Troque sempre o leite integral, que possui muita gordura, pelo desnatado. Se não adaptar tente pelo semi-desnatado. Essa dica também vale para outros produtos lácteos, como os iogurtes.
Trocar manteiga do pãozinho francês por uma margarina light em um pão integral também compensa.Além da redução de gordura e calorias, é uma opção de lanche mais saudável, pois os alimentos integrais contêm mais fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e na saciedade.

As geleias e achocolatados também devem ser substituídos pelas versões light, pois realmente se diferenciam nas calorias das versões tradicionais. Já os refrigerantes, mesmo os "lights", devem ser consumidos com moderação por causa da sua composição. Prefira os sucos naturais, que carregam todos os nutrientes das frutas.
Mesmo se o alimento for light fique atento às quantidades ingeridas.Pois não só a escolha dos alimentos certos, mas também a quantidade é o que faz alguém engordar ou emagrecer.

PS: Agradeço aos 48.200 acessos, mesmo não visualizando, a estatística sempre é visualizada por mim. Muito OBRIGADA!!!