quarta-feira, 4 de julho de 2012

O que é DRGE ? (Doença do Refluxo Gastro Esofágico)



É um conjunto de queixas que acompanha alterações no esôfago resultantes do refluxo (retorno) anormal do conteúdo estomacal, naturalmente ácido, para o esôfago.
O refluxo causa um enorme incômodo, precisando ser tratada com remédios que diminuem a acidez de forma intensa e prolongada. Porém apenas o médico pode fazer a indicação quando esse mal é diagnosticado.
É importante ressaltar que todas as pessoas vítimas de refluxo precisam se preocupar com o peso e com a alimentação. Uma dieta alimentar equilibrada e que exclua alguns alimentos que favorecem as crises de refluxo é muito importante.
O excesso de peso costuma agravar o refluxo porque exerce pressão sobre o abdômen e facilita o deslocamento do ácido do estomago para o esôfago. Assim, manter uma alimentação controlada, ajuda a manter o peso equilibrado e não causa a típica azia que caracteriza o refluxo.
Os sintomas do refluxo gastro-esofágico são: azia, ardência na boca do estômago, queimação, aumento na salivação, tosse forte, regurgitação, falta de ar, desconforto na garganta, engasgos e em alguns casos distúrbios respiratórios.
O tratamento para o refluxo precisa ser levado a sério e dependendo da gravidade pode incluir o consumo de remédios fortes. Evite a automedicação, é necessário buscar assistência médica para tratar os sintomas e reparar os transtornos de um refluxo.
ORIENTAÇÕES PARA QUEM TEM REFLUXO:
Pessoas obesas precisam emagrecer, praticar exercícios regulares e não permanecer no sedentarismo
Reduza a quantidade de comida (se come em excesso), coma menos nas refeições porém mais vezes ao dia
Não beba água ou líquido nas refeições (ou 30 minutos antes ou 2 horas após)
Não vá dormir com estômago cheio, espere ao menos 2 horas
Evite alimentos quentes e frios demais
Use travesseiro apropriado para elevar a cabeça
Mastigue bem os alimentos (eles precisam ser bem “quebrados” para que os sulcos digestivos possam atuar melhor)
Procure não ingerir frutas ácidas: abacaxi, tangerina, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, romã, ameixa – preta, ameixa – amarela, cidra, lima, etc.
Evite as semi-ácidas: caju, caqui, cereja, damasco, goiaba, maçã, maracujá, manga, pêra, pêssego, uva, morango, carambola
Evite os refrigerantes, frituras, temperos com alho, cebola, tomate (molho também), doces, chocolates, cigarros, bebidas alcoólicas, chá mate, preto e café
Um acompanhamento de um profissional poderá ajudá-lo a amenizar os sintomas, adequando uma alimentação correta.